top of page

POSSÍVEIS PROBLEMAS:

Durante nosso dia a dia podemos nos deparar com diversos obstáculos e buracos do asfalto, sendo esse os principais causadores de danos à suspensão veicular e desalinhamento de direção, bem como empenos e trepidações de rodas e pneus, causando, barulhos na suspensão, desgastes desuniformes dos pneus e outros problemas diversos.

01

PROBLEMAS DE DIREÇÃO
 

Diversos fatores podem provocar o desgaste irregular dos pneus. Entre eles, estão: peças desgastadas da suspensão e do chassi, rodas desalinhadas ou desbalanceadas, pressão de ar fora do recomendado e uso do veículo em condições extremas (sobrecarga, direção agressiva, uso em aplicação errada – por exemplo: usar pneus urbanos em trilha – etc.).

Diversos fatores podem Embora possa parecer improvável, o desgaste acontece mais comumente nos pneus traseiros de veículos de tração dianteira, provocado principalmente por desalinhamento das rodas. Esse tipo de problema  causa a redução da vida útil do pneu pela metade e acontece porque os pneus traseiros, quando não têm tração, sofrem geralmente mais resistência ao arrasto, ou seja, o veículo precisa exercer mais força para locomovê-los. O ideal é o motorista estabelecer um período para revisão preventiva, que evite problemas mais graves, como o estouro dos pneus, por exemplo. No caso de alinhamento e balanceamento, o recomendado é que sejam feitos a cada 10.000 km rodados. Nesse mesmo período, faça o reaperto da suspensão. A calibragem deve ser feita semanalmente e a verificação de outras peças, em um período de, no máximo, a cada 5.000 km rodados ou sempre que houver alteração na direção ou barulhos incomuns naquela regiãoprovocar o desgaste irregular dos pneus. Entre eles, estão: peças desgastadas da suspensão e do chassi, rodas desalinhadas ou desbalanceadas, pressão de ar fora do recomendado e uso do veículo em condições extremas (sobrecarga, direção agressiva, uso em aplicação errada – por exemplo: usar pneus urbanos em trilha – etc.).

02

PROBLEMAS DE SUSPENÇÃO
 

Quando falamos de manutenção em um veículo automotores, a maioria dos proprietários deste tipo de veículo tem muito receio quando o problema do carro é oriundo da suspensão, uma vez que grande parte deles sabe que esse tipo de serviço fica caro.

O modo mais simples de se evitar problemas na suspensão de um veículo é não exceder o peso de carga máxima permitido que é diferente para cada modelo e categoria de veículo, bem como a forma com que o condutor dirige o seu veículo, uma dica muito válida é não passar muito rápido por cima de lombadas e buracos, haja vista que no caso deste último o aconselhável realmente, se possível, é desviar deles. Contudo, se porventura você estiver em dúvida a respeito da suspensão a melhor forma de identificar os problemas são os ruídos emitidos e as vibrações excessivas em pisos irregulares, além do excesso de oscilação sentida pelo condutor ao entrar em curvas ou desvios. Os principais problemas que podem ser encontrados em um veículo são: elos ou espirais das molas amassados ou batidos, quebra da mola e pintura da mola descascando.

 

 

Caso os elos ou os esperais das molas estejam amassados ou batidos o veículo terá perdfa estabilidade, serão ouvidas batidas secas oriundas da suspensão, além do desgaste prematuro dos pneus, amortecedores, coxins, batentes e outros componentes que também compõem a suspensão, isso acontece, normalmente, quando a mola da suspensão perde parte da sua ação, assim defletindo de modo a bater os seus próprios elos.

já quebra da mola que é um dos problemas mais graves que podem existir ocorre a ruptura de um dos elos da mola, fator este que provoca de modo imediato um desnivelamento da altura do veículo e pode ocasionar, possivelmente, a perda de controle do veículo e consequentemente um acidente bastante grave.

Se os elos ou espirais das molas estiverem com a pintura descascando, ao olhá-los você verá sinais de ferrugem, o que destrói aos poucos o tratamento dado ao aço e propicia para que haja o surgimento de microtrincas e consequentemente a quebra dessas peças.

 

03

REVISÃO DE FERIAS
 

Com a chegada das festas de fim de ano e das férias de verão, é grande o número de pessoas que pega estrada de carro. É nessa época que o número de acidentes com vítimas cresce, tanto da imprudência quanto da falta de manutenção dos veículos. Por isso, a revisão no veículo é fundamental.

Um primeiro ponto a ser observado é o cuidado com as baterias, recomenda a DPaschoal. Muitas vezes, as pessoas trocam a bateria antes do necessário, quando uma simples carga de longa duração já resolveria os problemas, o que garante economia para o consumidor e preservação ao meio ambiente. Em média, 35% das baterias produzidas no Brasil são inutilizadas antes do tempo.

Os freios também precisam de atenção redobrada do condutor. Um detalhe simples é cuidar o painel do veículo. O sistema de freio possui uma luz de anomalia. Se ela estiver acesa, normalmente na cor vermelha, é porque há algum problema. Pode ser defeito em alguma peça ou falta do fluido de freio.

Além da luz, detalhes como a vibração no volante ou ruídos quando o freio for acionado podem ser indícios de que o sistema possui algum problema. O nível de desgaste de uma peça do sistema de freio está relacionado à forma de uso do veículo, trajeto de circulação, peso e manutenção preventiva. É sempre recomendada a revisão periódica para evitar problemas e reduzir os custos de manutenção.

A revisão também vai verificar como estão as partes vitais do carro. As condições do sistema de rodagem, que engloba os pneus, precisam ser checadas, incluindo o estepe, assim como o balanceamento e a geometria.

bottom of page